Processo de estágio e desemprego - minha experiência

 2019. Data da última postagem, eu lembro como se fosse hoje o dia em que criei esse blog e achei que seria a minha última e finalmente bem sucedida forma de virar alguém influente, com certeza falhou então vou usar como um diário mesmo, afinal este é o nome então por que não ser o intuito? Hoje vou falar sobre experiência, algo que todas as empresas requerem para você conseguir o básico de sua vida: Um trabalho!



Para isso vou contar um pouco da minha história, tenho 20 anos, cursando administração (sim, era minha única opção) e procurando um emprego. 
Sempre vemos as pessoas falando que temos que fazer aquilo que gostamos para sermos felizes, me pergunto em que mundo essas pessoas vivem pois eu não vejo essa possibilidade, eu vejo a necessidade de conseguir algo, independente do que seja. As coisas nunca foram muito fáceis na minha vida, minha mãe tentava bancar a nossa casa sozinha, com um salário mínimo e um aluguel para pagar mais as despesas cotidianas com comida, roupa, transporte etc. Vi a faculdade como a oportunidade e a luz no fim do túnel para conseguir um emprego, para mudar a nossa vida. Logo no inicio procurei um estágio, afinal, eu estava em um curso superior, o mercado deveria se abrir para mim correto? errado. 
Meses e vários não's ou falta de respostas, mas enfim meu primeiro estágio, e 7 meses depois: demitida. 
Seria cômico se não fosse trágico, mas logo depois consegui passar em um processo em uma empresa dos sonhos, estava tudo indo maravilhosamente bem até eu descobrir que eu não seria efetivada nessa empresa, e desmotivação vai e vem, e lá vou eu procurar um novo estágio, afinal não posso ficar desempregada e meu contrato acaba antes de eu terminar a faculdade. 
A questão é, as vagas disponíveis requerem pessoas com experiência e contatos, é tudo na base do QI (quem indica) e eu como uma jovem de 20 anos, que cresceu em família humilde não tinha contatos ou experiência, sempre foi eu por eu mesma, e um pouco de fé para não desistir. 
Hoje faz mais ou menos uns 3 meses que procuro de forma incessável por uma vaga de emprego, é normal que queiramos sempre progredir então procuro algo na mesma média que meu estágio atual, até para não prejudicar a ajuda que eu dou a minha família. 
Foram mais de 12 processos que tive respostas negativas e outros que nem passei ao ponto de ser digna de uma resposta, sem um feedback descente em nenhum deles, sem saber o que preciso melhorar para conseguir a vaga dos sonhos. 
Depois de diversos não's nós ficamos desmotivadas sim, sem esperança de conseguir algo antes de meu estágio atual acabar, vejo o desemprego como uma sombra que está ao meu redor, esperando para me consumir. 
E não pensem que é só estágio que eu procuro, vejo todas as vagas efetivas ou não e mesmo assim, as portas permanecem fechadas para mim. 
Segunda vou participar de mais uma dinâmica, provavelmente mais um não vem ai, já citei que agora a nova onda é dos engenheiros de processos/produtos? pois é, todas as vagas administrativas vão para engenheiros, é difícil concorrer com uma pessoa que desde pequena teve acesso a curso de idiomas, informática, tempo hábil para se desenvolver em quaisquer atividades queria e que não precisava trabalhar aos fins de semana para complementar a renda da família. 
Certas pessoas não reconhecem seus privilégios, já outras nunca saberão como é ter algum. 


Comentários